-
Arquitetos: Studio Gabriel Bordin
- Área: 450 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fabio Júnior Severo
-
Fabricantes: Bellacatarina, DCW EDITIONS, Ouse Iluminaçao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Não é só o minimalismo da paleta o denominador comum deste projeto assinado por Gabriel Bordin. Para um jovem solteiro da capital catarinense, o arquiteto criou um apartamento onde as cores buscam nas tonalidades neutras, do branco ao cinza - o preto tem papel importante na composição -, a personalidade do morador. Os toques de madeira também quebram a monotonia.
A cozinha, como o ponto convergente do apartamento: compõe o primeiro ambiente, dá acesso à área íntima e está integrada ao living, para tanto, além de funcional, precisa ser aconchegante. A área que está mais próxima à entrada, adota ares de hall e a bancada se transforma em um pequeno bar, ladeado por uma parede revestida com tiras retangulares de ardósia recebe um quadro e outra revestida em espelho, para garantir a sensação de amplitude e rebater a luz natural. Os armários amadeirados fazem contraponto à minimalista ilha branca e trazem referência à tonalidade ocre presente em alguns pontos da sala.
O recorte horizontal da área molhada é sutilmente iluminado por linhas de led abrigadas na prateleira sobre a cuba. A geladeira e torre de eletros se aglutinam no lado oposto ao bar e ficam ocultos para quem observa a cozinha à partir do living
Para criar o livng a antiga varanda da unidade foi incorporada ao espaço e se transforma na sala de jantar. Os ambientes paralelos dividem as características comuns de suas tonalidades sóbrias e materiais naturais. Aparador, sofá e rack dividem o espaço com a sutileza de suas linhas horizontais. O sofá, poltrona e mesa de jantar abrem mão de suas arestas para deixar o espaço mais convidativo, confortável. Herança da sacada, a churrasqueira e cuba permanecem junto ao jantar ocultas pelas portas em marcenaria cinza que – em formato de ‘U’ se transforma em galeria, cristaleira e abrigo para cervejeira e adega.
Uma suíte cosmopolita que preza pelas sutilezas. Descanso ao corpo e à vista - somente o necessário deve ficar à mostra.Entre dormitório e banho, a suíte de 18,5m² serve às funcionalidades com leveza. A cama, ponto central do quarto, é ladeada pela porta de acesso à varanda e, na parede oposta, o roupeiro brincacom as geometrias e se camufla como um grande painel, cuja porta de espelho rebate à luz naturalpelo ambiente, ao mesmo tempo em que esconde o acesso ao banheiro da peça. Quando as portas estão fechadas, o quarto é apenas o ambiente de repouso. As cores sóbrias, o painel inteiriço da cabeceira, e a disposição despretensiosa dos quadros ao longo do trilho serralheria, criam um descanso para os olhos com sua configuração horizontal. O ambiente de banho segue o mesmo princípio, com a adoção de linhas horizontais, tanto em sua mobília, espelho e no revestimento com pequenas cerâmicas retangulares alinhadas – é criado um espaço de austeridade descontraída. A suíte contemporânea segue seu tempo e faz um convite: ao minimalismo e ao desacelerar.